top of page

ornal Voz Ativa | agosto/setembro 2020

Em tempos de pandemia do novo Corona vírus o Sintratel está ainda mais ao seu lado para contribuir com as medidas de proteção à saúde em casa e nos locais de trabalho inibindo a pro- pagação da doença terrível que ainda assola o nosso meio de vida por não ter uma vacina que combate ou cura o Covid-19.

A manutenção das empresas está intimamente ligada à saúde e bem-estar dos profissionais que compõem seu quadro, para isto é preciso atenção à aplicação de programas de saúde e bem-estar com base no Anexo II da Norma Regulamentadora (NR17) e orientações da Portaria Nº20, de 18 de Junho de 2020, do Ministério da Economia e Secretaria Especial de Previdência e Traba- lho, medidas necessárias a serem observadas pelas organizações visando a prevenção e controle e mitigação dos riscos de transmissão ao Covid-19. A saúde no setor tem um tripé composto por: 1- Ergonomia; 2- Saúde da voz; 3- Saúde psiquica.

Os cuidados com a saúde na pandemia se dão em razão da vulnerabilidade da saúde imposta aos que são do TLMKT.

Os desafios de trabalhar em casa também incluem manter condições de ergonomia, as- sim, estamos recomendando aos emprega- dores que mantenha-se um kit de equipamentos para o trabalho em casa com alguns itens que podem conter;

 

•Se for Cadeira: sempre com apoio para a coluna e se possível ajustável altura possível ajustar a altura para que seus pés repousem no chão ou em um apoio para os pés e suas coxas fiquem paralelas ao chão e mantenha os ombros relaxados.

 

•Se for Escrivaninha ou Mesa: Se sua mesa tiver uma borda rígida, encoste-a ou use um descanso de pulso. Não guarde itens ou caixas embaixo da mesa. Lembre-se que o mobiliá- rio deve atender os requisitos descritos pelas Anexo II da NR 17.

 

•Objetos Mantenha objetos importantes como, por exemplo, telefone, grampeador, smartphone ou páginas impressas, próximos ao corpo para minimizar o alcance.

•Teclado e mouse: coloque o mouse ao seu alcance e na mesma superfície do teclado. Ao digitar ou usar o mouse, mantenha os punhos retos, a parte superior do braço próxima ao corpo e as mãos no nível ou ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos.

•Monitor: Coloque o monitor diretamente à sua frente, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou um pouco abaixo do nível dos olhos. Se você usar óculos bifocais, abaixe o monitor entre 1 e 2 para uma visualização mais confortável.

CUIDADOS COM A SAÚDE PSÍQUICA

seta.png
PÁGINA SAÚDE
& BEM ESTAR
Confira aqui as
edições anteriores:
EFEITO LARANJA PNG.png

No trabalho em casa ou na empresa vamos nos manter bem e saudável neste período de pandemia

Saúde_e_bem-estar.jpg

O Anexo II da Nr17 trata com prioridade os cuidados com a saúde psíquica por ser esta fundamental para que tenhamos o equilíbrio o necessário para atingirmos os resultados que desejamos  no trabalho e  na vida.

Assim, devemos inibir transtornos de- correntes da fadiga, neurose profissional como trata a pesquisadora Claudia Mazzei em sua obra Trabalho Duplicado 2006 que no ano anterior a celebração ao Anexo II da Nr17 destacou alguns males decorrentes  da forma de organização do trabalho como:

  • Dores musculares; • Tonturas e dor de cabeça; • Perturbação do sono; • Incapacidade de relaxar;  • Irritabilidade;  •  Choro  fácil;

  • Sensação de abatimento e esgotamento; • Dificuldade de concentração e memória;

Desse modo é preciso investir mais em programas de Saúde e Bem Estar no Trabalho importante para combater as doenças que estão relacionadas na categoria em e coloca a qualidade de vida de nós profissionais em telemarketing mais satisfeito e saudável em ambiente harmonioso, produtivo no trabalho e na vida social.

Cuide -se bem neste inverno com treino funcional

O treino funcional é uma modalidade de exercício que se inspira nos movimentos funcionais das pessoas, como andar, agachar, puxar, empurrar, pular e correr. Tem como objetivo aprimorá-los para o dia a dia, trabalhando habilidades como flexibilidade, resistência, força, condicionamento e equilíbrio.

 

Ou seja, um treino funcional é aquele que considera as atividades cotidianas de cada pessoa.

Para quem passa a maior parte do dia na mesma posição, por exemplo, trabalhando em escritórios ou em linhas de produção, o treino deve ser pensado para proporcionar o fortalecimento dos músculos mais exigi- dos durante essas atividades.

cidados com a voz.jpg
fundo 02.png
EFEITO LARANJA PNG.png
bottom of page